sábado, 3 de junho de 2023

Minha Companhia


Minha Companhia
 
Tem dias que adoro minha própria companhia,
Pois que ela respeita meus horários e limitações;
Respeita as minhas manias, as minhas vontades,
E, inclusive, minhas perfeccionistas declinações.
 
Até porque estar sozinho não significa solidão;
A solidão é pejorativa, é quase sempre à revelia,
Enquanto que estar sozinho por livre propensão
É viajar tendo a compreensão como companhia.
 
Embora as situações sejam bastantes distintas,
Por incrível que pareça, há quem faça confusão:
Enquanto estar sozinho por opção é prazeroso,
Não há agonia maior que a depressiva solidão.
 
Sozinhos temos a liberdade de escolher e fazer,
Sem intromissões, muitas vezes inconvenientes:
Ler um bom livro, ver um filme... uma viagem...
Ser você sem restrição, tão só e simplesmente.
 
É onde e quando nós mesmos fazemos as regras,
Ou as vezes sentimos que delas nem precisamos;
Aquela entrega absoluta de você para si mesmo,
Aquele momento que todos nós necessitamos.
 
Nardélio Luz
020323

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário