quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Ninguém Escolhe Ser Gay



Acabei de receber um vídeo no WhatsApp, no qual o mestre espírita Divaldo Franco responde o questionamento de um rapaz, repudiando veementemente o que ele mesmo se refere como “teoria de gêneros” e ainda usa o termo “aberrações”.

Eu sou hétero, mas tenho ótimos amigos gays, que aceitaram sua sexualidade e não apenas vivem suas vidas sem prejudicar ninguém como são extremamente respeitosos e generosos para com o próximo. E, no fundo, não são esses dois quesitos que importam?

No geral o vídeo é interessante, mas embora respeite muito Divaldo nas questões de espiritismo — mesmo porque ele é um mestre e eu apenas um ignorante —, não concordo com sua opinião que me pareceu preconceituosa na questão dos gêneros.

É realmente uma questão muito polêmica e com todo tipo de interpretações e “certezas” de que a própria opinião é a correta, mas nada fundamentado em provas concretas.

Portanto, deixo aqui apenas a minha opinião, sem querer afrontar ou causar dissabor com qualquer pessoa. Mesmo porque opinião é algo pessoal e não posso pedir que — ainda que não concorde — respeite a minha, se antes não respeitar a do outro.

Tenho amigos gays muito sérios, inteligentes e bem resolvidos e já tivemos longas conversas à respeito, por isso acredito que ser gay não é uma escolha.

Quem é gay de verdade já nasce gay, claro que isso não se manifesta na infância, pois como o próprio Divaldo diz no vídeo, embora em outras palavras, a criança ainda não tem a sexualidade aflorada. A sexualidade desperta na puberdade e é aí que a pessoa descobre a atração sexual pelo masculino ou feminino.

Não creio que a pessoa escolha ser gay; ninguém escolhe ser discriminado e sofrer com preconceito a vida inteira, e no geral é isso que ser gay significa a modo generalizado numa sociedade homofóbica e intolerante ao extremo como a nossa.

Eu sou sim, a favor da discrição e do respeito. Tanto quanto o hétero, o gay não precisa ficar gritando aos quatro ventos que o é, tampouco provar nada para o mundo (portanto acho essas paradas gay totalmente extravagantes e desnecessárias).

Reafirmo, portanto, baseado em testemunhos de amigos sérios e também de observações ao longo dos meus 51 anos de vida — totalmente aparte de religiões, por serem altamente tendenciosas — a minha crença que a pessoa gay não o é por escolha.

Ser gay não é uma doença, tampouco uma “pouca vergonha”, não torna uma pessoa melhor ou pior, nem antissocial ou desrespeitosa.

Quando necessário, a pessoa deve ser julgada pelo seu caráter e não pela sexualidade, pois desde que haja respeito e cada um — gay ou hétero — cuide de sua vida sem prejudicar o outro, para mim está tudo certo.

Da mesma forma que para se TER amigos antes precisa SER amigo, para se TER respeito antes é preciso respeitar.

Nardélio Luz



4 comentários:

  1. Bem!!!Quando se aborda esse assunto inevitávelmente abre se as portas para todos tipos de opinões .Como cristã protestante sigo coloco em primeiro lugar o amor ao próximo o respeito e a tolerancia ,sou mãe se uma adolecente de 15 anos (lésbica) que amo e dou a vida por ela, como citado no texto acima não fazem mal a ninguém por sua opção sexual #maisamorporfavor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Mari, e é através de discussões sadias que as pessoas abrem as mentes para a realidade que bate todo dia à porta, embora haja cabeças duas com conceitos pré concebidos, sem qualquer flexibilidade, que preferem discriminar a aprender de fato. Obrigado por sua opinião!

      Excluir
  2. Uma questão que *ainda* em pleno século 21 gera muita polêmica desnecessária!meu filho gay trabalha com dignidade o dia todo..faz faculdade a noite..respeita o próximo...respeita a nossa família..no entanto ainda existem certos tipos de pessoas que se acham no direito de julgalo!! O mundo só precisa de mais amor..não é meu amigo?!?! Beijo..lindo texto!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, muita polêmica e pouca compreensão. Uma outra pessoa, quando leu o texto, por julgar conhecer Divaldo (quando na verdade nesta vida ninguém conhece ninguém, nem a si mesmo) já assistiu o vídeo com a convicção de defendê-lo, buscando justificativas para as palavras dele (que estão visivelmente carregadas de preconceito), como se o homem fosse um santo, incapaz de pecar. Enfim, acho eu as pessoas não podem, de forma alguma, deixar que a crença cega as ceguem para a realidade. Obrigado por sua opinião! Beijos.

      Excluir