domingo, 17 de janeiro de 2016

Sobre o Autor

O escritor e poeta Nardélio Fernandes Luz exerceu as profissões de funileiro e soldador industrial até 1998, quando, aos 31 anos, sofreu um acidente durante um mergulho, que o deixou tetraplégico. Desde então descobriu a vocação e o gosto pela escrita e a tem usado para manter a saúde psíquica e superar os limites impostos pelo corpo. Sua habilidade para escrever é fabulosa. Com alegria e um cativante amor pela vida expõe suas opiniões e sentimentos de forma singularmente coerente, o que o torna um dos melhores escritores que tive o prazer de conhecer. Não é, portanto, um tetraplégico que se tornou um escritor, mas um escritor que por uma fatalidade é tetraplégico.

Nardélio escreve contos, crônicas, poemas e textos que abordam, principalmente, as diversas facetas das pessoas com deficiência física. O autor acredita ser a falta de informações a principal causadora do preconceito e discriminação. Além de exímio escritor, é um grande desportista do Bocha Adaptada, exemplificando nos seus textos que o esporte é um dos mais eficazes e prazerosos meios de reintegração. Recentemente escreveu a autobiografia, intitulada Vida Após a Vida, em que registra sua luta e, sobretudo, sua capacidade de exercitar a resignação com relação ao imutável. Com grande coragem abre seu coração, narrando o duro processo de reabilitação, bem como suas emoções. Com esta atitude encoraja as pessoas que possuem limitações a refletirem sobre as diversas formas de se viver bem, apesar da deficiência.

Mostra-nos que há honra em viver sem lamentações e a coragem de enfrentar as dificuldades com dignidade, faz dele um exemplo de força, fé e persistência. É encantador e convence-nos de que o maior empecilho para a superação, é desistirmos de nós mesmos e, ainda, evidencia que somos donos de nossas vidas, cabendo a nós, escolhermos o caminho. Vive na simplicidade e acredita que é nela que se encontram as coisas essencialmente importantes e, sobretudo, o insondável segredo para a evolução do ser humano.

Sempre aprendo lições importantes com ele, como as afirmações abaixo:

Eu estou feliz com o meu dia, com a minha noite. Eu estou feliz pelos meus sentidos, pelos meus sentimentos. Por ter percebido que, para ser o que sou hoje, foi preciso esta cama, que me fez parar e me possibilitou dar atenção às pequenas e realmente importantes coisas da vida. Eu estou feliz por ter aceitado o aprendizado com serenidade. Pela ciência de ter vencido apenas uma batalha, a primeira de muitas que serão travadas no meu futuro paralítico. Eu estou feliz pelas armas mentais que possuo, pelo escudo psíquico e pela ausência do medo. Eu estou feliz por estar pensando... Por não precisar do corpo para me mover nas asas da imaginação... Pelas amizades que tenho. Eu SOU feliz por estar VIVO[i].

Destaco ainda um outro trecho do autor que me leva à reflexão: “Mas a gente acaba se acostumando e descobre que existe vida após a paralisia. Foi pensando nisto que dei o título ‘Vida Após a Vida’ ao livro autobiográfico que escrevi[ii]”. Nas lições descritas no livro expressa suas lutas e capacidade de superação, de amor, de mudança e de sonhos. O conteúdo é extremamente significativo e atraente, fazendo-nos viajar junto com o autor na sua narrativa. É imprescindível a leitura desta obra, pela riqueza de informações sobre a vida de um escritor tão nobre e talentoso quanto Nardélio Fernandes Luz.

Ana Floripes Berbert Gentilin.
Professora, especialista em Educação Especial



[i] Trecho extraído do livro Vida Após a Vida de autoria de Nardélio Fernandes Luz.
[ii] Esta citação está no texto autobiográfico “Eu, Por Mim Mesmo” escrito por Nardélio Fernandes Luz, no ano de 2005 e publicado no site http://www.recantodasletras.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário